fbpx

Me formei em Contabilidade. E agora?

Me formei em Contabilidade. E agora?

Existem duas alternativas para quem faz o curso de contabilidade como linha de carreira: a educação e a profissão. Na carreira educacional podemos fazer além da graduação uma pós-graduação que pode ser uma especialização, um mestrado, um doutorado e até um pós-doutorado. Essa carreira acadêmica leva a um estudo profundo sobre a ciência contábil e pode gerar grandes ganhos no mercado de trabalho devido a grande oferta de cursos de contabilidade no Brasil. Você pode ser professor em faculdades privadas ou públicas, coordenador de curso, pesquisador, conferencista, palestrante, autor de livros além de enveredar pelo mundo vasto da educação na ciência contábil. O ganho é relativo de acordo com suas oportunidades e escolhas.

Já na carreira da profissão o graduado em Ciências Contábeis precisa fazer uma prova de suficiência para galgar a licença e poder assinar peças contábeis. Essa prova é composta de vários assuntos que são dados na faculdade, ou seja, assuntos acadêmicos e com certeza o candidato tem grandes possibilidades de passar, até porque só precisa acertar 50% das questões, não importando quais disciplinas ele se deu melhor. A partir daí ele entra em um mundo desconhecido, um mundo que ele não viu na faculdade com exigências feitas pelo mercado de trabalho totalmente diferentes do que ele achava que seria. Então surgem os questionamentos:

– Não aprendi isso!

– O que é essa declaração?

– Não sei calcular esse tributo.

– Folha de pagamento quem faz é o contador?

– Na prova que fiz e me qualifiquei não caiu nada dessas questões.

Bem, é preciso explicar melhor o porque desses questionamentos. No curso de Ciências Contábeis a formação é para educação e não para profissão. Algumas faculdades até tentam implantar uma cadeira prática, mas no cenário atual de vastos procedimentos fiscais, deixa ainda a desejar. O falido curso de Técnico em Contabilidade era profissional e não acadêmico, tinha quase todos os procedimentos necessários para preparar o profissional para o mercado. Ele foi banido do mercado pelo fato de não dar mais direito ao técnico em ter a licença da profissão, ou seja, a carteira de Técnico em Contabilidade.

A conclusão é que hoje só temos registro de Contador graduado em Ciências Contábeis e com formação acadêmica e, portanto, do lado profissional é cada um por si tentando aprender o que não foi passado para poder ter um lugar ao sol no mercado contábil. Restam os cursos de aperfeiçoamento e extra curriculares como opções obrigatórias para quem quer abrir um escritório ou trabalhar como Contador. Esses cursos rápidos ensinam a prática de cada procedimento que o profissional terá que fazer ao longo de sua carreira, como se fossem desdobramentos do curso técnico em contabilidade, o que os tornam tão importantes quanto à própria formação.

Por Flávio Cesário de Barros

 


Prepare-se ainda mais, fazendo os cursos do CESCAD. Acesse o link clicando aqui e conheça

Gostou do artigo? Leia outros clicando aqui.

2 comentários em “Me formei em Contabilidade. E agora?”

  1. Guilherme Redivivo

    Então podemos chegar a conclusão que o curso técnico em contabilidade preparava mais o profissional para a prática do mercado do que a graduação nos dias de hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?